domingo, 16 de agosto de 2020

“Estamos envergonhados e magoados pelo que fizemos”

 

“Estamos envergonhados e magoados pelo que fizemos”

Por que mais e mais homens russos apoiam o feminismo

Foto: Zuma / TASS

O feminismo está se tornando uma ideologia popular não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens: apenas no VKontakte, elas representam cerca de 10% dos assinantes do fempablik. Algumas delas não são adeptas do movimento, mas há muitas que realmente compartilham as opiniões das feministas. Normalmente são chamadas de pró-feministas - pessoas que podem apoiar a luta contra a discriminação contra as mulheres sem enfrentar essa discriminação pessoalmente. Algumas feministas acreditam que esses homens ajudam a atrair novos seguidores, desmascarando o mito de que as feministas defendem a separação total, outras de que não há lugar para os homens no movimento criado pelas mulheres para as mulheres, e ainda outras de que nenhum homem está livre das consequências do “masculino »A educação e, portanto, sua presença pode ser perigosa. A pedido de "Lenta.ru" Ekaterina Popova conversou com pró-feministas e descobriu porque elas decidiram apoiar o movimento e o que ele realmente lhes oferece.


"Eu quero ver minha irmã e minha sobrinha vivendo em um mundo menos tóxico"

Oleg, 31 anos, engenheiro de teste, St. Petersburg - Espoo (Finlândia):

Não sei dizer ao certo quando descobri o feminismo, mas há muito tempo, há 10 anos, na universidade. A princípio parecia que não me preocupava: algo que estava longe de ser agradável para alguém. Ou seja, eu sabia que as sufragistas eram legais, mas não entendia o que as feministas modernas precisavam.

Mais tarde, ele começou a se mover no ambiente ativista pró-LGBT e viu as estatísticas lá pela primeira vez: qual é o nível real de violência doméstica, a diferença de salários e assim por diante.

Agora moro na Finlândia - saí há três anos e meio. É mais fácil falar sobre feminismo aqui - não causa uma tempestade. Recentemente, todos os partidos no país eram chefiados por mulheres, e apenas um grego de meus conhecidos expressou indignação com isso. Os finlandeses reagiram com uma discussão política normal: eles discutiram sua política, não gênero.

Ao mesmo tempo, existem problemas: por exemplo, um número espantoso de meninas estudou comigo em especialidades técnicas - ainda existe um problema de eliminação total, quando as meninas não entram porque se consideram incapazes. Mas os finlandeses estão tentando lutar contra isso.

Para mim, a injustiça é um insulto o suficiente. Acredito que apoiar o feminismo ajuda a trazer o mundo mais perto da imagem ideal. Além disso, tenho namoradas maravilhosas, irmã e sobrinha que quero ver vivendo em um mundo menos tóxico.

"Existem problemas femininos específicos e é lógico que um movimento esteja se formando."

Henry, 33 anos, jornalista, Rostov-on-Don:

Aprendi sobre o feminismo há muitos anos, embora por muito tempo não tenha mergulhado nessa direção - às vezes me deparei com livros ou artigos sobre sufragistas ou feminismo da segunda onda. E já há relativamente pouco tempo, comecei a acompanhar com interesse o movimento feminino moderno na Rússia - talvez a partir do momento em que foi capaz de se declarar seriamente. Na minha opinião, isso aconteceu durante os discursos de apoio às irmãs Khachaturianas, quando feministas conseguiram trazer para um comício em São Petersburgo várias pessoas, bastante comparáveis ​​a algum movimento sério de oposição.

O feminismo sempre me pareceu muito relevante - até mesmo por causa da "escravidão na cozinha", que é de fato um fardo muito sério, que recai principalmente sobre os ombros das mulheres. Bem, para não falar de coisas tão óbvias como o direito ao aborto ou a mesma violência doméstica, cujas vítimas todos os anos milhares de mulheres. Objetivamente, em nosso país existem problemas específicos das mulheres, e é absolutamente lógico e correto que se esteja formando um movimento que visa resolvê-los.

Na minha opinião, o feminismo é benéfico para absolutamente todos: se as mulheres usam essa ideologia para lutar por seus direitos, então os homens podem pelo menos ampliar seus horizontes e perceber aqueles problemas de nossa sociedade que, sem feminismo, parecem passar, passar despercebidos.

Antes de conhecer o feminismo, eu defendia a igualdade de gênero, mas agora comecei a ler mais sobre essa direção (ou melhor, direções). O fato é que na rede também não existem pessoas muito adequadas que se autodenominam feministas, cujas declarações odiosas são adoradas por várias militantes de direita e misóginas, fingindo que “isso é feminismo”. Na verdade, existem muitos ramos ideológicos diferentes, e a esmagadora maioria deles é pela igualdade, e não por qualquer tipo de discriminação.

Tento, na medida do possível, apoiar a ideologia mais próxima de mim - o chamado "feminismo marxista". Eu escrevo artigos sobre esse assunto, apóio partidários do feminismo nas disputas, se é que sou testemunha. Infelizmente, muitos russos, mesmo aqueles que se identificam com pessoas de opiniões de esquerda, têm muitos preconceitos estranhos (e às vezes selvagens) sobre o feminismo. Parece-me que uma das tarefas importantes do movimento feminino em geral é a destruição de tais estereótipos conservadores. E eu, como posso, faço a minha parte neste assunto.

"Um movimento que destrói a merda patriarcal com atitudes tóxicas"

Ivan, 29 anos, estrategista de uma agência de publicidade, São Petersburgo:

A primeira vez que li sobre feminismo em um livro: dizem que homens e mulheres são diferentes no nível biológico, mas as feministas não entendem isso e, em geral, são meio malucas. Aconteceu há 13 anos, e há muito tempo aderi a este ponto de vista: enfim, o que é isso, tudo se costurou na biologia. E depois havia um artigo da edição nacionalista (de repente!) "Sputnik e Pogrom", onde falavam sobre mitos sobre o feminismo, suas correntes e fundamentos. Eles também tiveram um texto um ano depois, o que não é o caso do fato de a mídia chamar mulheres de garotas.

Bem, a conversão final em uma pró-feminista tornou-se possível graças a Zalina Marshenkulova, que mostrou que o patriarcado prejudica os homens em primeiro lugar. No geral, os textos do “Sputnik” me fizeram entender as feministas, e a Zalina me fez apoiar.

Agora eu transfiro dinheiro para o fundo Vosiliyu.net mensalmente, estou lutando ativamente contra aqueles que gostam de chutar a vítima. Além disso, sou um defensor de disputas com todos os tipos de caras que difamam pessoas como eu, corno. Trabalho para que a publicidade sexista não saia da caneta da nossa agência. Não teve problemas devido às opiniões profissionais, pelo contrário, ajudou Zalina e outras raparigas a se defenderem de todo o tipo de aberrações quando eram perseguidas na Dvacha.

Desde que toda essa pressão do patriarcado me deixou, a vida se tornou muito mais fácil. Sinto-me incrivelmente confortável em um relacionamento igual, embora, por exemplo, fosse difícil quando uma garota ganhava mais. Mas ele definitivamente suspirou calmamente. E você não tem que retratar um macho.

"Eu discuto com oponentes do feminismo de qualquer gênero em todos os lugares"

Alexey, 26 anos, assistente de laboratório de pesquisa, Moscou:

Ouvi a palavra "feminismo" pela primeira vez há cerca de dez anos, no 10º ano, do meu professor de biologia. Ela queria pendurar um pôster “Eu sou contra o feminismo” no quadro depois de ter estado em algum lugar nas montanhas e sentir que não poderia viver ali sem o poder masculino. Não gostei da professora, porque ela preferia os meninos - e, naturalmente, gostava das meninas, mas então não questionei suas palavras.

Senti minha simpatia pelo feminismo pela primeira vez quando me deparei com um texto sarcástico na Internet: "Uma feminista escreveu um artigo em um computador feito por homens, em uma Internet desenvolvida por homens" - e assim por diante com o espírito de "como as feministas ousam morder sua mão que alimenta".

Para mim, pessoalmente, talvez, o feminismo não trará nenhum benefício direto. Mas como uma patriota do meu país, estou torcendo pela educação de seus cidadãos, e parte da educação é o feminismo - a ciência de como respeitar uns aos outros independentemente do gênero. Além disso, se você imaginar que em algum lugar há uma garota que me consideraria um ser diferente e superior simplesmente por direito de nascença ... Isso seria triste.

Discuto com oponentes do feminismo de qualquer gênero, sempre que posso. Mas, para dizer a verdade, ainda é necessário tentar encontrar selvagens completamente inveterados. A menos que meu chefe comece a falar em clichês estúpidos e ofensivos em 8 de março. Ele já está muito velho para ser reeducado e, no entanto, quando interrompo sua fala, parece que todos na sala suspiram mais livremente.

Graças à iluminação, minha vida não mudou de forma alguma: eu também me comunico com as pessoas e às vezes as ofendo acidentalmente. Só agora sei o que é certo. Todas as pessoas são diferentes. Algumas pessoas gostam de piadas como "por que não ir se você está sendo levado a algum lugar pelos cabelos". Há quem sinta desconforto se eu sorrir para eles na rua. Mas, além das preferências pessoais, existe uma verdade objetiva sobre como se comportar, e essa verdade ainda não é ensinada na escola, mas é ensinada pelo feminismo.

"Eu também ficaria indignado ou provaria meu caso, como eles fazem."

Isaac, 50 anos, assistente social, Volgogrado - Rehovot (Israel):

Quando a Cortina de Ferro caiu, aprendi pela primeira vez sobre o mundo ocidental em geral e as feministas americanas em particular. Para um ex-soviético, tudo isso era igualmente estranho, mas as feministas não ficaram mais surpresas do que, digamos, ambientalistas ou ativistas LGBT. "Seus modos": olhe que valente, e ninguém os aprisiona! Esse mundo era geralmente visto como outro planeta que não tinha nada a ver comigo e com meu ambiente.

Vim apoiar o feminismo graças à glasnost, televisão, histórias de pessoas, publicações, inclusive russas. Quanto mais conversavam, mais pensavam sobre o que ouviram. Houve uma transição da quantidade para a qualidade. Quando os outros não têm medo de se abrir, você entende - e pode.

Sou um típico "nerd", além disso, aos 25 anos descobri que era bissexual, ainda que ligeiramente, na escala de Kinsey de dois ou três pontos em dez. Durante metade da minha vida eu estava me quebrando, escondendo a verdade de mim mesma. Você fica terrivelmente cansado disso, porque ainda não consegue esconder a cabeça na areia. Papéis de gênero difíceis são impostos por sociedades que intimidam, ridicularizam e difamam aqueles que se destacam. E o feminismo permite que você se livre deles.

Tento apoiar o movimento: escrevo na Internet, discuto com oponentes - a menos, claro, que o interlocutor seja um troll óbvio. Eu me cuido quando me comunico com as mulheres - tenho que me lembrar constantemente que elas são iguais a mim. Socialmente, moralmente, sexualmente. Se eles me pressionassem assim, eu também ficaria indignado ou provaria meu caso, como eles fazem, e isso não é agressão ou enfadonho.

“Parei de considerar as piadas que humilham as mulheres como engraçadas”

Dmitry, 41 anos, designer gráfico, Mogilev (Bielo-Rússia):

Ouvi o termo "feminismo" pela primeira vez por volta de 1995. Uma garota em uma reunião comum começou a se chamar de feminista, e os outros rapazes começaram a trollá-la “com humor”: se sim, carregue pesos conosco. Perguntei a ela, mas não me aprofundei muito: eu estava apenas interessado, sem imersão no assunto.

Um conhecimento mais próximo aconteceu depois de se encontrar com sua futura esposa, 10 anos depois. A transição foi mais teórica: comecei a entender mais sobre ideologia. Em nossa família, nunca dividimos o trabalho doméstico em mulheres e homens, todos recebiam partes iguais, enquanto o pai não "criava homens" e não fazia afirmações: "Eu sou o chefe da família!"

Nada mudou em meu comportamento. Nunca fui macho, sempre tive disposição para relações familiares iguais. Posso comparar figurativamente a situação de um míope que põe os óculos: Eu vi assim, mas agora tudo ficou mais claro. A menos que me livre da retórica homofóbica, anti-semita e misógina, pare de considerá-la engraçada e de contar piadas que humilham as mulheres, não assisto mais KVN e Comedy Club.

Suprimo ou comento todos os casos de misoginia e homofobia na minha presença, mesmo em uma situação bastante tóxica e perigosa.

Pessoalmente, considero útil no feminismo adquirir "femópticas" estáveis ​​- ajuda a formar um círculo agradável de amigos e a compreender a vida social da sociedade. Por exemplo, na vida política, recusar apoio moral a partidos e militantes que, sob o lema da luta contra o regime, promovem a misoginia e as atitudes patriarcais.

“Eu abri meus olhos para tantas coisas”

Olzhas, 35 anos, redator, Nur-Sultan (Cazaquistão):

As mulheres nunca me pareceram mais estúpidas e medíocres do que os homens. Já na sétima série, ele começou a perceber que, durante as competições escolares, a vitória quase sempre é concedida ao time de meninos, pautada não por avaliações objetivas, mas “para que os meninos não se ofendam”. Quando criança, li de tudo, inclusive revistas femininas - com elas aprendi as ideias do direito incondicional ao aborto, da escolha da identidade sexual e do gênero.

Aprendi sobre o feminismo pela primeira vez na minha adolescência. Mamãe se autodenominava feminista espontânea e era sua opinião, então os temas dos direitos das mulheres e igualdade de gênero eram familiares para mim. Por muitos anos eles conviveram com estereótipos patriarcais em mim: por exemplo, eu me opus à violência doméstica, mas briguei com meus colegas algumas vezes.

Cheguei a visões pró-feministas em grande parte devido às minhas convicções marxistas de esquerda. Muito antes de aprender sobre o termo “misoginia internalizada” e ler o primeiro texto feminista, a razão pela qual as visões patriarcais são compartilhadas por muitas mulheres - um argumento que muitas de minhas “camaradas de luta” estavam defendendo seriamente. O Azov do marxismo e a doutrina da hegemonia de classe, segundo a qual as idéias da classe dominante são sempre o "senso comum" da maioria, acabou se revelando suficiente para isso.

O ponto de inflexão foi o conhecimento de novos camaradas para os quais era extremamente importante e cujo conhecimento do assunto era de alto nível teórico. As discussões com elas me ajudaram a pensar sobre muitas coisas, me levaram a ler artigos, livros e públicos, surpreendentemente com calma e rapidez (com meus idiotas parecidos com vermes de livros!). Aceitar mulheres. Curiosamente, quando os uso para falar e escrever, os homens ao meu redor parecem não perceber.

Eu acredito que nenhuma libertação sócio-econômica completa, o desmantelamento do capitalismo e a salvação da humanidade são impossíveis se apenas metade das classes oprimidas estão envolvidas neste negócio, mas o resto permanece passivo.

Muitas coisas abriram meus olhos para - na vida cotidiana, na cultura e na história. Tornou mais fácil ver o mundo, entender o comportamento dos outros, entender a psicologia de massa. Descobri toda uma nova camada de conhecimento. Ele parou de se preocupar e nervoso com muitas coisas nas relações com as mulheres (sejam parceiros românticos, companheiros, parentes ou colegas). É claro que alguns vestígios de crenças passadas e hábitos cotidianos são e permanecerão para sempre - também é importante não ter ilusões e perceber que você não pode ser completamente livre dos preceitos em que você foi criado a partir de fraldas e que permeiam quase o resto da sociedade.

Há vários anos, participei de ativismo pró-feminista, organizei vários eventos, escrevi textos jornalísticos. Voltarei a essa atividade o mais breve possível, mas no momento em que continuo minha autoformação nesse assunto, costumo participar de discussões em rede, às vezes tenho brigas com parentes e amigos. Talvez ele não tenha problemas por causa disso, exceto pelo fato de que ele brigou com muitos membros do movimento de esquerda, mas isso também pode ser visto mais como um bônus. Primeiro, você tem que se delimitar, como dizia o clássico pró-feminista.

“Vale a pena caminhar, desistir do elevador”

Vadim, 26 anos, comerciante, Kharkov (Ucrânia):

Aprendi sobre feminismo há seis anos em um grupo de publicidade. Eles postaram um post em que escreviam que as feministas "assustadoras e gordas" não gostaram do anúncio de academia com a mensagem de que precisavam perder peso até o verão. Então comecei a pesquisar na Internet o que é feminismo e com que se come. A primeira vez que me deparei com o público de feministas radicais, onde li algumas postagens e concluí que todas elas estavam loucas com suas ideias, especialmente sobre separação. Inferno, eu nem sabia uma palavra assim!

A segunda vez que encontrei o feminismo foi quando ouvi sobre Diana Shurygina . Ele começou a entender globalmente o que as feministas querem, quais direitos elas não têm - nós somos iguais, o século 21, em todos os casos. Para algumas questões, achei argumentos convincentes com estatísticas, e alguns pareciam "mais ou menos". Tive a sorte de a irmã mais velha ser feminista, e ela considerava seu dever explicar tudo para mim, quem é quem («quem é quem" - um comentário "Lenta.ru." ), E para maior clareza incluir até o filme "Suffragettes". Desde então, tenho seguido muitas feministas e confiro minhas observações com o que elas escrevem.

Minha vida mudou "depois do feminismo"? Pequeno. Acontece que fui criada por minha mãe e minha irmã, então, inicialmente, tive uma atitude diferente em relação às mulheres, aos trabalhos domésticos e assim por diante.

Posso, por exemplo, colocar um pôster para o dia 8 de março no centro cultural local para que mais meninas aprendam sobre o movimento, desde o corpo discente eu transferi dinheiro para centros de apoio a vítimas de violência doméstica. Na Internet, raramente entro em polêmica - só quando vejo uma pessoa real na minha frente que realmente quer entender “por que ela não sai” ou não é “culpa dela”.

O feminismo me dá liberdade e a oportunidade de ser mais do que apenas um homem. Sei que meus entes queridos serão apoiados, assim como outras mulheres, e isso me dá confiança. E, talvez o mais importante, o feminismo busca justiça. Finalmente, as meninas podem jogar futebol, podem prender Harvey por violência, construir uma grande empresa, ser cientistas e tirar fotos de um buraco negro. É importante para mim que tudo seja justo - tanto quanto possível.

“É mais agradável para mim ser sensível e atencioso”

Michael, 34 anos, cientista químico, Viena (Áustria):

Moro na Áustria, aprendi sobre o feminismo há cerca de 20 anos, aos 14 anos. Não me lembro mais, mas foi definitivamente um assunto para reflexão na minha adolescência. Não houve nenhuma reação particular - a ideia do feminismo misturou-se organicamente à minha visão de mundo e não causou protestos ou um sentimento de percepção. Tudo parecia lógico. Podemos dizer que eu não existia como adulta fora da imagem feminista do mundo.

Para mim, como homem, o feminismo abre oportunidades e padrões de comportamento que seriam impossíveis e / ou socialmente inaceitáveis ​​sem o feminismo. A masculinidade clássica prescreve papéis que considero desconfortáveis ​​e desinteressantes.

Além disso, como cientista que trabalha em STEM (áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia, matemática, - aprox. "Lenta.ru" ), estou pessoalmente muito feliz que mais mulheres apareçam nesta área. Isso diversifica as equipes e melhora os resultados. Como empregador, é mais fácil para mim encontrar funcionários qualificados com experiências e pensamentos diferentes. Além disso, posso me comunicar sobre assuntos do meu interesse com diferentes pessoas - homens e mulheres. O feminismo como um todo torna a sociedade mais bem-sucedida e saudável, e eu, como parte dessa sociedade, me beneficio diretamente disso.

“Não entendo como os homens podem ser felizes sabendo da injustiça”

Adrian, 33, físico, Madrid (Espanha):

Não posso dizer quando ouvi falar do feminismo pela primeira vez: tenho a sensação de que sempre soube disso. Talvez porque sua força na sociedade esteja crescendo gradativamente, então é difícil apontar um momento específico.

Quando confrontado com iniciativas feministas, senti que a maioria delas estava certa. Nunca pensei sobre alguns dos requisitos, mas quando os vi formulados, compreendi que se trata de reivindicações justas e realmente o melhor modo de vida para todos, independentemente do sexo. E mesmo quando algo parecia controverso e exagerado, conversar com amigos e meu parceiro acabou levando a um entendimento da validade dessas alegações e seu potencial para restaurar a igualdade.

Eu vejo muitas coisas úteis no feminismo. Os benefícios são óbvios para as mulheres, mas, como homem, acredito que essa ideologia pode tornar o mundo um lugar muito melhor para se viver.

Não vejo como os homens podem ficar felizes com a injustiça e a insegurança generalizada em que vive metade da sociedade. Muitos caras pensam que o sexismo é benéfico simplesmente porque eles estão no topo, mas nossa vida não é realmente um jogo de soma zero. A igualdade tem algo mais a oferecer - tanto socialmente quanto pessoalmente.

“Amigos que consideram a mulher um objeto, eu não preciso”

Ignat, 36 anos, gerenciamento de projetos, Petah Tikva (Israel) - Voskresensk:

Não me lembro quando ouvi falar sobre feminismo pela primeira vez, mas há muito tempo. O sentimento de injustiça do que estava acontecendo e o tratamento nojento das mulheres assombraram desde a infância, mas não havia uma compreensão clara do que exatamente e onde deu errado. Desde a adolescência lembro o que enfurecia a atitude do consumidor em relação às meninas, a bravata sobre o tema “quanto eu comi” e “como educar”.

Tudo mudou quando em 2016 encontrei meu amigo de infância no Facebook após uma longa pausa na comunicação. Lendo suas postagens, no começo fiquei desagradavelmente surpreso e até chocado com o nível de agressão [em postagens sobre feminismo]. Embora ao mesmo tempo ele entendesse que estava certo e concordasse com a maior parte do que ela escreveu. Depois de um tempo, percebi de onde vem a agressão, por que ela é justa.

Para mim, pessoalmente, existem várias coisas úteis sobre o feminismo. Em primeiro lugar, percebi que o meu sentimento de injustiça tem uma base real, e não há algo de errado comigo, como costumava ouvir constantemente de cada ferro. Em segundo lugar, acredito que sem a atitude do consumidor em relação às mulheres e a divisão das pessoas por sexo biológico, peso, cor da pele e idade, haverá mais compreensão na sociedade.

Parei de rir de muitas "piadas" que de uma forma ou de outra justificam a violência contra as mulheres ou sua reificação. Eu mesmo parei de brincar assim. Cada vez, comunicando-me com as mulheres, me verifico: o que ditou minhas palavras, o que ditou minhas ações, meus pensamentos? A censura interna começou a funcionar de uma forma completamente diferente e me parece que estou cada vez melhor.

Discuto com meus amigos patriarcais, tentando transmitir-lhes que nem tudo o que consideram a norma é correto e inegável. Onde antes ficava em silêncio, porque não tinha certeza da minha inocência, agora estou pronto para falar e convencer. Percebo que algumas pessoas que são importantes para mim (ou foram importantes) me tratam de forma diferente, eu diria pior. Mas isso não me incomoda muito, já que não preciso de amigos que considerem a mulher um objeto, por mais maravilhosos que sejam em outros aspectos.

Para mim, o feminismo é um grande e importante passo para a conscientização em primeiro lugar. Depois de “vestir” uma “femótica”, você começa a olhar de forma diferente para literalmente tudo o que acontece e aconteceu no passado ao seu redor e dentro de você. Procuro avaliar qualquer uma das minhas ações e até pensamentos através dessa ótica, e não gosto de tudo que encontro em mim. Portanto, minhas necessidades para mim mesma no contexto do feminismo mudaram muito.

“As mulheres têm o direito de odiar”

Peter, 40 anos, programador, São Petersburgo - Estocolmo (Suécia):

Eu ouvi o próprio termo, provavelmente, vinte anos atrás, enquanto estudava na universidade. Por um lado, a vida de todos - meninos e meninas - era a mesma. Alguns eram ajudados pelos pais, mas ganhavam mais sozinhos, a bolsa não era suficiente. Feminismo? Sobreviver independente do sexo - essa era a atitude. Não pensamos na justiça do meio ambiente.

Mas, ao mesmo tempo, na universidade - e você pode substituir este lugar por qualquer universidade na Rússia, me parece - o assédio e a discriminação floresceram com força e força. Era normal o professor deixar a prática após as palestras para praticar e dar uma patada no aluno. E a reação dos alunos de ambos os sexos a isso foi, na melhor das hipóteses, uma risada do velho idiota: olha, diabo nas costelas! Não houve protesto nem dos que foram apanhados, nem dos colegas estudantes. Não posso saber o que o primeiro tinha na cabeça, mas nós, colegas, estávamos vazios. É uma pena lembrar disso.

A compreensão da igualdade certamente mudou minha vida. É consciência, ou seja, não apenas slogans e cartazes, mas uma análise cuidadosa de cada situação sob esse ponto de vista. Esta habilidade não é dada de imediato, mas graças a ela desenvolvi relacionamentos muito fortes, tanto familiares como amigos.

Agora eu moro na Suécia, que é considerada um país onde o feminismo, se não vitorioso, então vence, então aqui estou eu em um ambiente meio estufa. Com amigos e conhecidos escandinavos, temos um vocabulário básico comum e uma compreensão do bom senso. Sempre que tenho uma chance, tento dar exemplos para que meus leitores da Rússia na Internet vejam mais mulheres em funções incomuns na sociedade russa, para que possam ver como a proteção dos direitos das mulheres funciona na prática. Ou como não funciona. Isso também está cheio.

Provavelmente, eu poderia ter feito mais pelo público russo, mas não sou um especialista nisso - não sou sociólogo, não faço estudos de gênero, não sou advogado. E eu não sou mulher. Além do bom senso, não tenho nada a mostrar na discussão. Com meus conhecidos russos, os homens costumam discutir sobre o feminismo e raramente chegamos a um acordo. Mas bem, a opinião pública está mudando muito lentamente, seria ingênuo esperar mudanças em um dia.

“Estamos envergonhados e magoados pelo que fizemos”

Arthur, 40 anos, escritor, Yekaterinburg:

Ouvi falar do feminismo há alguns anos: no ambiente para onde me mudei, esse conceito foi de alguma forma ouvido. Eu estava cético, era algo distante que não tinha nada a ver comigo: bom, existe e existe, então não entrei em detalhes. Mais tarde, na onda de entusiasmo pela ideologia de ultradireita, a atitude tornou-se negativa: são loucos, o que lhes falta?

Em seguida, houve um afastamento da "cor marrom", uma tendência ao liberalismo, e as convulsões de 2014 finalmente pontuaram os "i" s. A Internet ajudou muito: foi cada vez mais informação.

O masculismo sempre me deu problemas. Eu nunca me encaixei nesse sistema, e depois que larguei o MGS (socialização do gênero masculino - um comentário de "Lenta.ru" ), a vida ficou mais fácil e calma. Alguém dirá que é impossível abandonar completamente a MGU e, como sou homem, continuarei fazendo parte do patriarcado. Sim provavelmente. Mas estou falando sobre como me sinto.

Agora estou engajado no ativismo virtual - se você pode chamá-lo assim. Eu blog em público no VKontakte, escrevo sobre feminismo na minha página. Acredito que a divulgação de informações é muito mais eficaz do que ações de rua. Há mais oportunidades na rede, mais público pronto para ouvir. Não entro em disputas com obscurantistas e fanáticos completos - feministas muito mais experientes em batalhas na Internet são melhores do que eu para esmagar esses tipos em pedacinhos, não sei como.

Ora, para mim o feminismo é uma das coisas que não me permite escorregar, me permite permanecer humana. Muitos não acreditam na existência de pró-feministas, mas aqui estou eu, e não sou a única. Não somos Sukhorutchenko (a blogueira Nikita Sukhorutchenko foi acusada de violência e escreveu que “o estupro deveria deixar de ser uma tragédia” - nota de Lenta.ru ). E ficamos com vergonha e magoadas pelo que fizemos. Nós sabemos o que somos culpados, e todo mundo tem algumas dezenas de momentos contundentes no passado na loja. Mas tiramos conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário